5 razões para criar abelhas sem ferrão em casa!

Meliponicultura - Abelhas Nativas - Sema - Secretaria do Meio Ambiente e InfraestruturaAbelhas sem ferrão: vantagens e dificuldades quanto à sua criação | Cursos a Distância CPTEspécies nativas e sociais: criação de abelhas sem ferrão em casa ganha adeptos em SC; saiba as regras e cuidados | Campo e Negócios | G1Abelhas sem ferrão: Mandaçaia (Melipona mandacaia) | Cursos a Distância CPT

1- Fácil manuseio e manutenção – Por serem dóceis e não terem ferrão, não necessitam de roupas especializadas para o seu manejo, nem de muitos cuidados com sua manutenção.

2- Preservação do Meio Ambiente – As abelhas nativas são responsáveis pela polinização e consequentemente propagação da maior parte das plantas com flores, pois coevoluiram com elas numa relação de interdependência. Então criar as abelhas é contribuir para que a biodiversidade de plantas nativas não seja perdida por falta de polinizadores.

3- Contribuição a espécies ameaçadas de extinção – Existem mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão nativas do Brasil. Boa parte estão ameaçadas de extinção devido ao desmatamento, uso excessivo de agrotóxicos e falta de conscientização sobre sua importância.

4- Importância na produção de frutas, hortaliças e grãos – Aumentam a produção e qualidade de uma enorme gama de cultivos por promover uma polinização eficiente. Morangos bem polinizados, por exemplo, produzem frutos maiores e mais uniformes.

5- Produzem mel, própolis, geoprópolis e cera. O mel contem diversas propriedades medicinais, com enorme riqueza de sabores e elevado valor de mercado.

A escolha do local, tipo de estrutura, escolha de espécies adaptadas ao bioma inserido e nível de urbanização do projeto é muito importante para o sucesso de uma criação. A Arte Vegetal projeta meliponários em seus projetos paisagísticos. Entre em contato.