Normalmente o cliente busca por empresas de paisagismo, seleciona as que mais lhe agradam e solicita um orçamento de projeto paisagístico. O orçamento de um projeto de paisagismo normalmente é calculado baseando-se no tamanho da área e na complexidade da obra. Após aprovada a proposta, o primeiro passo é a realização da visita técnica por parte do paisagista. Nesse momento, cliente e paisagista agendam a visita técnica para averiguar as condições do local como incidência solar, tipo de solo, vegetação já presente e possíveis empecilhos à execução, por exemplo, declividade e pedregosidade. Também é neste momento que a equipe de paisagismo coletará os primeiros dados como registro fotográfico, análise de solo, medidas e a entrevista com o cliente (brief).

A visita técnica é de extrema importância pois será nesse momento que o paisagista poderá ter uma visão mais detalhada do local e “senti-lo”. São feitas várias fotos do local para posteriores conferências de detalhes que muitas vezes passam despercebidos.

Além da análise do espaço físico, é necessário que o paisagista consiga entender as expectativas e preferências do cliente em relação ao projeto. As expectativas do cliente se referem à finalidade que o mesmo gostaria de dar ao seu jardim, como lazer esportivo, descanso, espaço para crianças e animais brincarem, meditação ou simples contemplação. Esse fato dita as linhas gerais do jardim, pois permite ou impede o uso de itens que garantirão a ambiência, por exemplo, o uso de gramados de grandes extensões para crianças brincarem ou o uso de fontes para jardins com fins contemplativos. Já as preferências do cliente se referem aos gostos pessoais, como plantas preferidas ou estilos de jardim. É claro que cabe ao paisagista dizer o que é possível de ser implantado e o que não é, segundo a análise do espaço.

Por último, é necessário entender a capacidade do cliente em investir num projeto de paisagismo. Em relação aos projetos, geralmente os paisagistas seguem tabelas e fórmulas das associações e conselhos regulatórios do paisagismo, que indicarão o valor mais justo a ser aplicado. No tocante à execução e compra de plantas, independente do paisagista poder ou não executar e fornecer os produtos, é possível empregar plantas que se encaixem dentro do orçamento esperado pelo cliente desde que seja possível manter a estética e a funcionalidade do jardim. As expectativas, preferências e possibilidade de investimento do cliente podem ser discutidas desde o primeiro contato conforme o relacionamento entre o cliente e o paisagista.

Está procurando uma empresa especializada para fazer seu projeto de paisagismo? A Arte Vegetal  cria projetos e executa obras em toda região Sul e Sudeste. Confira nosso portfólio e solicite um orçamento!