
Um jardim sustentável pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa, desde a melhoria do ambiente de trabalho até a redução de custos com energia. Descubra como criar um jardim sustentável e transformar seu espaço em um ambiente mais agradável e ecológico.
Um jardim sustentável é um espaço verde projetado e mantido de forma a minimizar o impacto ambiental e promover a biodiversidade, ao mesmo tempo em que atende à demandas estéticas e funcionais. Ou seja, é um jardim que alia beleza e sustentabilidade.
Nesses jardins são utilizadas técnicas e materiais de menor impacto, como o uso de plantas nativas, a adoção de sistemas de irrigação eficientes (quando necessários), a reciclagem de resíduos orgânicos e a redução do uso de pesticidas e fertilizantes químicos.
O objetivo do projeto de um jardim sustentável é criar um ambiente verde e agradável que seja ecologicamente equilibrado e socialmente responsável.
Benefícios de um jardim sustentável:
Há vários benefícios em ter um jardim sustentável em sua empresa, entre eles:
Melhoria do ambiente de trabalho:
Uma pesquisa feita pela Universidade de Hyogo, no Japão, mostrou que plantas no ambiente de trabalho podem reduzir o estresse fisiológico e psicológico dos funcionários. Desta maneira, um projeto paisagístico de um belo jardim pode tornar sua empresa mais agradável e relaxante, deixando-a mais atrativa aos seus clientes e melhorando o ambiente de trabalho, o que pode reduzir o estresse e aumentar a produtividade de seus funcionários.
Redução da poluição:
As plantas ajudam a absorver o dióxido de carbono do ar e produzem oxigênio, o que ajuda a reduzir a poluição do ar. Além disso, elas reduzem a poluição sonora e visual, portanto se a sua empresa fica em uma área muito movimentada ou barulhenta, um projeto paisagístico bem planejado pode auxiliar a tornar o ambiente mais agradável.
Melhoria da umidade e conforto térmico:
Plantas podem ajudar a manter a umidade relativa do ar em níveis ideais, o que pode ajudar a reduzir problemas respiratórios e melhorar a qualidade do ar interno. Além disso, as árvores e plantas, se adequadamente escolhidas, podem ser utilizadas para criar sombras e aumentar a ventilação na área, reduzindo a temperatura e diminuindo a sensação de abafamento.
Contribuição para a biodiversidade:
Um jardim sustentável, composto com espécies nativas, pode ajudar a atrair animais nativos da região como pássaros, abelhas sem ferrão e borboletas, contribuindo assim para a biodiversidade local.
Economia de recursos:
Um projeto paisagístico sustentável pode ajudar a economizar com a manutenção do jardim, demandando menos tratos culturais como podas, tratamento fitossanitário e reduzindo os custos com água e energia, por exemplo, por meio do uso de plantas adaptadas ao clima local e sistemas de irrigação eficientes.
Além disso, ter um jardim sustentável pode ser uma forma de demonstrar o comprometimento da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa, o que tem sido cada vez mais valorizado pelos clientes, colaboradores e sociedade em geral. Tem interesse em conhecer mais sobre projetos paisagísticos sustentáveis e paisagismo corporativo? Entre em contato conosco aqui.
Por Débora Regina dos Santos
Bióloga especializada em Sustentabilidade
Deixar Um Comentário