A cerejeira japonesa, ou Prunus serrulata, é uma das árvores que proporcionam um espetáculo no inverno curitibano. Perde todas as folhas no outono para dar lugar às flores. Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, solo bem drenado e receber adubações periódicas. Sendo uma planta de clima temperado é resistente às geadas, no entanto não floresce adequadamente em clima tropical ou equatorial. Atinge de 4 a 10 metros de altura em Curitiba.
É a árvore símbolo do Japão, sendo que na época do império os japoneses plantavam estas árvores para reclamar o espaço como território japonês. São cultivadas desde pelo menos o ano 794d.C. É uma árvore cheia de simbologia como amor, boa sorte, nacionalismo japonês e primavera, atraindo milhares de visitantes durante sua floração. Possui mais de 200 cultivares. São nativas de diversos países asiáticos como Coreia, China e Japão.

Foi usada para motivar o povo japonês durante a Segunda Guerra. Pilotos japoneses chegavam a levar ramos da árvore consigo ao embarcar numa missão kamikaze ou pintar na lateral de seu avião simbolizando a intensidade e a efemeridade da vida; sendo que a queda das pétalas representaria o sacrifício dos jovens para honrar o imperador, chegando ao ponto do governo levar o povo a acreditar que as almas dos guerreiro seriam reencarnadas nas flores.

IMG_1459     IMG_1393    cerejeira japonesa    sakura

Escrito por Priscilla Macanhão

Engenheira Agrônoma Paisagista

ARTE VEGETAL PAISAGISMO

Procurando Cerejeiras em Curitiba?
Ópera Garden:
Floricultura e Garden Center 

(41) 3353-6222
(41) 3338-2190
Rua São Salvador, 43
www.operagarden.com.br