1- BULBOSAS 2 – RIZOMATOSAS
O bulbo é uma espécie de caule subterrâneo, armazenador de nutrientes. As plantas bulbosas podem ser perenes (duráveis) ou sofrer um período de repouso onde a parte aérea some por um tempo e depois volta a aparecer. Saiba que nessa situação, seu canteiro ficará aparentemente sem planta por um período, até a nova brotação. Nesse caso você pode deixar os bulbos na terra até nova brotação ou retirá-los e guarda-los em local seco, ventilado e protegido até a estação indicada para a brotação. Rizomas são caules subterrâneos com capacidade para armazenar nutrientes, composto por gemas, nós ou escamas. As plantas rizomatosas crescem formando touceiras que devem ser separadas periodicamente para limpeza do canteiro e produção de novas mudas. Na produção de mudas, corta-se um pedaço do rizoma contendo duas ou três gemas e replanta-se.
Nome científicoNeomarica gracilis
Nome popular: Íris da praia, falsa iris.
Família: Iridaceae.
Origem: Brasil, em regiões de restinga.
Flores: Primavera e Verão.
Porte: de 40 a 60 cm.
Características: Herbácea rizomatosa e entouceirada. Suas flores abrem-se pela manhã a duram apenas 1 dia. Pode ser cultivada em conjuntos a meia-sombra ou em alinhamentos junto a muros e paredes. O solo deve ser bem drenado.
Propagação: Por divisão de touceiras obtém-se várias novas mudas.
Nome científico: Iris germanica
Nome popular: íris, flor-de-lis.
Família: Iridaceae.
Origem: Europa.
Porte: Até 60cm de altura.
Flores: Primavera-Verão.
Características: Herbácea rizomatosa perene, utilizada em bordaduras ou maciços formando canteiros. Existem variedades híbridas. Adapta-se melhor em clima frio, onde a floração é mais intensa. É de pleno sol ou meia-sombra.
Regar duas vezes por semana em solos arenosos.
Propagação: Por divisão da planta (divisão de rizomas).
Nome científico: Amaryllis belladonna
Nome popular: açucena-do-cabo, lírio-beladona.
Família: Amaryllidaceae.
Origem: África do Sul.
Porte: 30 a 50cm de altura.
Flores: Verão.
Características: Herbácea bulbosa com flores de corte. Perde as folhas total ou parcialmente (quase desaparecendo do canteiro) antes do florescimento. As flores parecem com as do lírio, em tons róseos ou brancos. Cultivada em vasos, canteiros ou em bordaduras (fazendo contornos), sempre à pleno sol. Prefere regiões de altitude e clima ameno, tipo o de grande parte do Sul do Brasil. Utilize terra fértil, rica em matéria orgânica.
Propagação: Multiplica-se facilmente por divisão de bulbos, desentouceirando a planta.
Nome científico: Cyclamen persicum
Nome popular: ciclâme, ciclamen, ciclâme-da-pérsia.
Família: Primulaceae.
Origem: Grécia até a Síria.
Porte: 15 a 20cm de altura.
Flores: Verão.
Características: Herbácea tuberosa que prefere climas amenos e frios, não tolerando altas temperaturas. Cultivadas em vasos a meia-sombra, normalmente em interiores ou locais protegidos, é comum que a planta morra após o florescimento. As flores podem ser vermelhas, róseas ou brancas.
Propagação: Multiplica-se por sementes e o processo deve ser iniciado no fim do outono, mas o período de germinação é bem lento, podendo demorar aproximadamente 15 meses desde a semeadura até o florescimento.
Nome científico: Heliconia velloziana
Nome popular: Caeté, Bananeirinha.
Família: Musaceae.
Origem: Brasil
Porte: 1,50 a 2,00 m de altura.
Flores: Verão.
Características: Arbusto herbáceo rizomatoso, entouceirado, cultivado à pleno sol ou meia-sombra. Prefere clima quente e úmido. No Sul deve ser cultivado em locais protegidos ou regiões mais quentes. É planta perene e deve ser cultivada em grupo. Pode ser utilizada como flor de corte. Solo arenoso. Regar duas vezes por semana.
Propagação: Por divisão de touceira.
Nome científico: Hemerocallis flava
Nome popular: Lírio amarelo, Lírio de São José.
Família: Liliaceae.
Origem: Europa.
Porte: Até 60cm de altura.
Flores: Quase o ano todo.
Características: Herbácea rizomatosa cultivada à pleno sol ou meia-sombra, em bordaduras ao longo de caminhos e muros; ou em grupos formando canteiros. Prefere clima ameno, na região Sul floresce por período maior no ano.
Existe um grupo de variedades Hemerocallis hybrida ‘triploides’, com mais de 50 variedades em cores, formas e tamanhos (inclusive miniaturas) . São os híbridos produzi- dos em viveiro. Solo rico em matéria orgânica. Regar duas vezes por semana.
Propagação: Por divisão de touceiras.
Nome científico: Agapanthus africanus
Nome popular: Agapanto
Origem: África do Sul.
Porte: 40 a 60 cm de altura.
Flores: Primavera.
Características: Herbácea rizomatosa, de folhas perenes, cultivada em canteiros ou bordaduras ao longo de cercas e caminhos. Desenvolve-se à pleno sol e floresce em magníficos tons de azul ou branco. É bem adaptada ao clima ameno e grande parte do Sul do Brasil. É excelente flor de corte. Por sua beleza e durabilidade é indicada para arranjos florais.
Propagação: Por divisão de touceira (rizomas).
Nome científico: Spathiphyllum wallisii
Nome popular: Lírio da paz.
Família: Araceae
Origem:Venezuela e Colômbia.
Porte: 20 a 30 cm de altura na espécie miniatura e 60 cm na original.
Flores: Primavera-Verão.
Características: Herbácea rizomatosa, perene, cultivada à meia-sombra. A planta é cultivada em vasos, em interiores, canteiros ou bordaduras. As flores são brancas e com a idade tornam-se verdes. Não tolera temperaturas muito baixas, nos locais mais frios deve ser cultivada no interior ou sob proteção.Solo bem drenado. Regas periódicas.
Propagação: Por divisão de touceiras.
Nome científico: Dietes bicolor
Nome popular: Moréia, Dietes.
Família: Iridaceae
Origem: África do Sul.
Porte: Até 70cm de altura.
Flores: Quase o ano todo.
Características: Herbácea rizomatosa perene, de pleno sol ou meia-sombra. Deve ser cultivada sempre em grupos para um melhor resultado visual. É tolerante a baixas temperaturas, bem aclimata ao Sul do Brasil. As flores são delicadas em amarelo claro com manchas alaranjadas e marrom no centro. Solo bem drenado e  regas periódicas.
Propagação: Por divisão de touceiras, aproveitando a ocasião de limpeza e renovação do canteiro a cada dois anos.
Nome científico: Dietes iridioides
Nome popular: Moréia.
Família: Iridaceae.
Origem: África do sul.
Porte: até 50 cm de altura.
Flores: Primavera – verão.
Características: Herbácea rizomatosa, perene, com flores parecidas com a íris germânica. Prefere o clima ameno do sul do país, onde floresce mais intensamente. Deve ser cultivada em grupos ou renques à pleno sol. Solo bem drenado e regas esporádicas (1 vez por semana).
Propagação: Por divisão de touceiras.
Nome científico: Phormium tenax‘Variegata’
Nome popular: Fórmio.
Família: Liliaceae.
Origem: Oceania.
Porte: Até 3 metros de altura.
Características: Herbácea rizomatosa, acaule, com floração sem interesse ornamental, perene. Prefere clima ameno. É de sol pleno ou meia sombra. Pode ser cultivada em vasos,  no jardim em grupos ou isolado. Prefere solo úmido.
Propagação: Por divisão de touceira.
Nome científico: Caladium x hortulanum
Nome popular: Tinhorão, caládio.
Família: Araceae.
Origem: América do Sul – Brasil.
Porte: Até 60 cm de altura.
Características: Bulbosa de clima tropical, quente e úmido e que perde a parte aérea nas estações mais frias. Nessa ocasião, é possível retirar os bulbos, replantar o canteiro com outras espécies e replantar os bulbos na primavera.  Ideal para vasos ou em canteiros, compondo maciços à meia-sombra ou sombra. Não tolera baixas temperaturas nem ventos fortes e gosta de água mas não de solo encharcado. As flores são insignificantes mas a folhagem é muito vistosa, em suas diversas variedades com folhas em tonalidades verdes, cremes e vermelho, compondo diversos desenhos diferentes. O solo deve ser orgânico ligeiramente úmido.
Propagação: Por divisão de bulbos que nascem junto a planta mãe.

Procurando Bulbosas em Curitiba?
Ópera Garden:
Floricultura e Garden Center 

(41) 3353-6222
(41) 3338-2190
Rua São Salvador, 43
www.operagarden.com.br